Hoje em dia, os quadros são um dos maiores diferenciais na decoração do ambiente, seja você um apaixonada por arte, um entusiasta da decoração ou simplesmente alguém procurando dar um toque especial à sua sala.
Mas em meio a tantas opções disponíveis, como escolher o quadro ideal para a sala?
Pensando nisso, preparamos 5 dicas incríveis com exemplos práticos que irão lhe guiar na escolha dos quadros perfeitos, garantindo que sua sala fique impecável!
Vem comigo!
A seguir você confere um guia rápido com 5 passos e vários exemplos que com certeza vão abrir a sua mente para escolher o quadro ideal. Veja só:
O primeiro passo para escolher quadros para sala é identificar o estilo predominante do ambiente. Para fazer isso, é bem simples:
Por exemplo, uma sala moderna pode se beneficiar de obras de arte abstratas ou minimalistas, enquanto ambientes rústicos podem ser complementados com paisagens naturais ou quadros de madeira.
A consistência no estilo cria um ambiente coeso e visualmente agradável para todos, e principalmente: ele transmite a mensagem e as sensações que você gostaria no local.
Antes de fazer visitas no shopping ou em lojas para comprar quadros, é crucial medir o espaço disponível na parede.
Por exemplo, 3 quadros em sequência, um quadro grande, 2 quadros médios formando uma arte, e por aí vai.
Lembre-se, também, de levar em conta o mobiliário ao redor, os quadros devem complementá-lo, e não competir por atenção.
Dica da Bela: Agora uma dica especial, é levar em consideração os móveis da sala. De preferência por colocar quadros em cima de móveis, como estantes ou sofá, e procure usar a regra de ⅔ na composição.
Exemplo: Se o sofá da sala mede 2,40m, o seu quadro grande ou um conjunto de quadros menores deverá ter pelo menos 1,60m de largura.
A cor tem um impacto significativo na atmosfera da sala.
Quadros com cores que combinam com elementos já presentes no ambiente criam uma harmonia visual e complementam o local. Enquanto cores que contrastam podem ser usadas para adicionar pontos de interesse ou destacar uma parte específica da sala.
Para acertar em cheio na escolha, existe uma regra valiosa chamada 60-30-10. Na prática ela funciona assim:
Ao seguir essa estrutura, você cria um ambiente equilibrado que flui naturalmente, com quadros que não apenas embelezam, mas também fortalecem a paleta de cores da sua sala, tornando-a um ambiente harmonioso e acolhedor.
Veja alguns exemplos na prática:
Definir um tema não apenas facilita a escolha dos quadros, mas também garante que cada peça contribua para uma narrativa visual unificada.
Um tema pode ser tão amplo quanto “natureza” ou tão específico quanto “o mar Mediterrâneo”. E para ter um ponto de partida é muito simples:
Além disso, a inspiração pode vir de uma única obra de arte que você adora, ou até mesmo de locais turísticos que você adora conhecer!
A chave é a paixão: escolha imagens que falem ao coração e reflitam sua personalidade.
Além da escolha acertada dos quadros, a seleção da moldura é crucial para destacar a beleza da obra e garantir que ela se harmonize perfeitamente com a decoração do seu ambiente.
Ela serve como elo entre a arte e o espaço onde ela está inserida, podendo tanto realçar as características da pintura, quanto complementar o estilo decorativo da sala.
Confira um guia prático:
Além das cores, existem diversos tipos de molduras disponíveis e cada uma possui sua peculiaridade.
Mas essas opções, você consegue analisar melhor após ter alguns modelos em vista, comparando-as para descobrir qual se adapta melhor à sua sala.
Ao combinar quadros na sala, procure uma coesão visual, seja através do tema, da paleta de cores ou do estilo das molduras, garantindo que todos os elementos dialoguem entre si e com o restante da decoração.
Mas antes de escolher um quadro que combine com a sua sala, considere a composição do ambiente.
Hoje em dia existem 4 tipos principais de quadros, sendo eles:
Pense em um quadro com uma estampa abstrata que utiliza formas geométricas e cores vivas. Por exemplo, a imagem de um leão estilizado, onde as formas e cores trazem um impacto visual marcante, perfeito para ambientes modernos ou minimalistas.
Ideal para trazer um elemento da natureza para dentro de casa. Poderia ser uma fotografia impressionante de uma floresta densa, capturando o jogo de luz e sombra entre as árvores, ou uma pintura tranquila do mar ao pôr do sol, com tonalidades suaves de laranja e azul, transmitindo calma e serenidade.
Podem variar muito, desde motivacionais com frases inspiradoras até imagens contemporâneas. Por exemplo, um quadro decorativo poderia apresentar penas de pavão em tons suaves de azul e verde, servindo tanto como um ponto focal quanto como um complemento sutil à decoração existente.
Por fim, você pode criar o seu próprio quadro de fotos e tornar a sala ainda mais aconchegante, com vários registros de momentos em família ou momentos especiais.
Um exemplo perfeito disso é através de um painel de fotos, onde você consegue reunir várias fotos em um quadro moderno, criando um ponto de destaque no local.
Veja alguns exemplos:
Ao escolher um quadro para a sala de jantar, considere o tamanho da mesa para garantir a proporção adequada. Uma dica é escolher quadros com 60 a 75% da largura da mesa. Isso ajuda a criar um equilíbrio visual no ambiente.
Além disso, opte por artes que complementam o estilo de decoração e as cores do ambiente.
A escolha depende da decoração do ambiente. Para uma sala moderna, considere quadros com artes abstratas ou geométricas. Enquanto salas clássicas combinam com paisagens da natureza e imagens com cores neutras.
Você também pode ousar ao escolher um quadro moderno que se destaque no ambiente, jogando com as cores do local.
Veja alguns exemplos:
Para escolher quadros na decoração, alinhe-os ao estilo e paleta de cores do ambiente. Quadros decorativos com padrões geométricos ou abstratos são ótimos para ambientes modernos.
Enquanto quadros de leão ou outras imagens de animais imprimem força e majestade, ideais para escritórios ou salas de estar.
Já se você deseja manter o ambiente com um clima mais familiar, outra dica incrível é comprar um quadro de fotos. Eles adicionam um toque pessoal e aconchegante no ambiente, e são perfeitos para corredores e quartos.
Para saber se o quadro combina com a sala, observe a paleta de cores e o estilo decorativo do ambiente.
Um quadro deve complementar ou contrastar harmoniosamente com as cores existentes e refletir o estilo da sala, seja ele moderno, clássico, minimalista ou rústico.
O tamanho ideal depende das dimensões do espaço disponível na parede. Uma regra geral é que o quadro ocupe de 2/3 a 3/4 da largura do móvel sobre o qual será posicionado, como um sofá ou a mesa do jantar.
Para espaços maiores, composições de quadros menores podem criar um efeito visual interessante.
“Uma designer de interiores apaixonada, cujo amor pelo design foi despertado ainda na infância, ao ajudar seus pais na reforma de sua casa.”
Carolina Dias é formada pela renomada Universidade de Belas Artes, com mais de 12 anos de experiência transformando espaços comuns em ambientes extraordinários!
Bem-vindo ao blog da Bela Quadros, Aqui, compartilhamos dicas práticas sobre como transformar qualquer ambiente com quadros de fotos, sejam eles modernos, decorativos ou personalizados.
(11) 98293-8684
atendimento@belaquadros.com.br